segunda-feira, 30 de março de 2009

RELAÇÃO HOMEM X MÁQUINA


A espécie humana depende tanto dos computadores, que muitas empresas, hospitais, indústrias e mesmo pessoas comuns não conseguiriam viver sem o auxílio desta máquina. Inúmeras pesquisas vem acompanhando a relação que ocorre entre o ser humano (Homem) e os computadores (máquinas), tanto que a HCI (Human Computer Interaction) foi instituída para estudar a relação de interação homem-computador. E esta está tão presente que os computadores futuros serão projetados para atender às necessidades do usuário, reconhecê-las e entender sua linguagem verbal e não-verbal, já que a nossa linguagem usual não é adequada para o relacionamento homem-máquina
E por isso que nesta pesquisa, os dois significados empregados ao termo máquina são pertinentes, pois o computador é uma máquina que ajuda o homem a desempenhar algum tipo de função com maior facilidade (lembrando a definição de interface, que será discutida mais à frente, justamente pelo computador ser uma interface) e foi criado para desempenhar tarefas que o homem não podia.
Muitas destas pesquisas apontam várias preocupações, uma delas é a exclusão. Exclusão das pessoas que não estão atualizadas tecnologicamente com o mundo de hoje. Muitas pessoas não sabem nem o que é um computador e passam a ser excluídas, isoladas da sociedade atual, pois o homem-máquina não tem tempo a perder e a rapidez aplicada na tecnologia também serve para ele e seu cotidiano.
Uma outra preocupação é a de que o homem está deixando de se relacionar com outros de sua espécie para se relacionar com os computadores. E muitos deles, quando se relacionam com qualquer outra pessoa, é através do computador conectado à Internet.



fonte: 'A relação homem-máquina' - geocities

Nenhum comentário:

Postar um comentário