segunda-feira, 30 de março de 2009

DO BÉLICO AO ENTRETENIMENTO...


foto: Eniac - 1946


O computador assim como o homem vive em constante evolução. Desde a criação do ENIAC (o primeiro computador digital eletrônico) que o homem vem desenvolvendo tal tecnologia para maior interatividade homem-máquina. Criado em 1946 com finalidade bélica, o ENIAC funcionava como uma calculadora gigante e eficiente, pesava trinta toneladas e ocupava 180m² de área construída.
Os computadores pessoais começaram a surgir em 1977, dentre eles o Apple II que se tornou um sucesso logo no seu lançamento. O Apple II era mais interativo, e contava com uma interface para cassetes de áudio, e um ROM que incluía um interpretador de BASIC. Em 1981 a IBM introduziu o seu PC no mercado, em parceria com a Microsoft lançou o sistema operacional MS-DOS, três anos depois a Apple lança o Macintosh, o primeiro computador com mouse e interface gráfica. EM 1990 a Microsoft lança o Windows 3.0, que não era um sistema operacional e sim uma ferramenta para simplificar a utilização e a interface do DOS. A partir daí os sistemas operacionais da Microsoft foram se desenvolvendo, assim como os processadores da Intel, deixando os computadores cada vez mais interativos.
Atualmente os computadores estão em todos dos lugares, em diversos tamanhos e formatos, e com multi-funções. Surgiram os computadores portáteis, os de bolso, os que funcionam junto ao celular. São responsáveis pelo funcionamento de grandes empresas, e pelo entretenimento de muitas pessoas, principais ferramentas do mundo moderno.
Alguém aí pode imaginar o mundo globalizado sem computadores?

Referências: wikipédia e museu do computador


Nenhum comentário:

Postar um comentário