quarta-feira, 1 de abril de 2009

Memória de bolso

Antes de falar a origem dessa tecnologia, vamos explicar para você o que é o Pen Drive.

O nome original é “Memória USB Flash Drive” que nada mais é que um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash tendo aparência semelhante a de um isqueiro ou chaveiro e uma ligação USB tipo A, permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador. Atualmente sua capacidade de armazenamento de dados já passa de 32GB e sua velocidade de transferência de dados pode variar dependendo do tipo de entrada.

Em condições ideais, as memórias flash (Pen Drive) podem armazenar informação durante 10 anos.

Agora que já sabemos tecnicamente o que é Pen Drive vamos abordar um pouco de sua história.

A Trek e Tecnologia da IBM começou a vender as primeiras unidades flash USB comercialmente em 2000 em exatos 15 de Dezembro.

Tinha uma capacidade mísera de 8MB.

Em 2000 introduziu um Lexar Compact Flash (CF) cartão com uma conexão USB, e um cartão leitura/escritor e cabo USB que eliminou a necessidade de um hub USB.

Em 2004 Trek Tecnologia trouxe várias ações judiciais contra outros fabricantes e distribuidores de USB flash drive, na tentativa de fazer valer os seus direitos de patente para a unidade flash USB. Um tribunal de Cingapura ordenou cessar a venda de produtos similares que poderiam ser abrangidos pela patente da Trek, mas um tribunal no Reino Unido revogou uma das patentes da Trek naquele país.


Apesar de ser uma tecnologia relativamente nova, o Pen Drive já passou por várias transformações.

Nada mais é do que um “CD” e um “DVD” aperfeiçoado.

Muito menor, prático e rápido, baixo consumo de energia, além da sua enorme capacidade de armazenamento de dados, comparados com as outras tecnologias citadas.

Os primeiros Pen Drivers tinham capacidade de 256MB, hoje já passa dos 32GB. A maioria está entre 1GB e 2GB, capacidade suficiente para rodar vários programas, ou guardar músicas e vídeos. A velocidade de transferência de arquivos também aumentou. Os drives com USB 1.1, a velocidade de transmissão de dados entre o equipamento e o computador é bem mais lenta. Uma porta USB 1.1 transfere em média 1 megabit por segundo (Mbps). A versão 2.0 pode chegar a 27 Mpbs.

A tecnologia evolui a cada momento, e hoje encontramos pen drivers nos mais diversos formatos e formas.

A evolução da tecnologia cada vez mais conduzirão os equipamentos a tamanhos menores e mais eficiência.



fontes:

Caderno Digital

Zero Hora

Pen Drive Br

Wikipédia



Nenhum comentário:

Postar um comentário